segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Tiago Santiago


Tiago Santiago (Rio de Janeiro, 24 de abril de 1963) é um autor de telenovelas brasileiro, filho da atriz e professora Helena Xavier e do administrador de empresas Aresky Santiago. É casado com a atriz Lígia Fagundes e tem um filho.

Índice [esconder]
1 Biografia
2 Telenovelas, minisséries e seriados
2.1 Como Autor
2.2 Como Ator
3 Prêmios
4 Referências
5 Ligações externas

[editar] Biografia
Em 1977 estreou no teatro como ator, ao lado de Dina Sfat, com direção de Paulo José, como o Menino, na peça Seis Personagens à Procura de Autor, de Pirandello, no Teatro Copacabana.

Em 1978 ganhou bolsa de estudos para estudar no Atlantic College, no Reino Unido, colégio pertencente a United World College Association, organização educacional presidida na época pelo príncipe de Gales e, atualmente, por Nelson Mandela.

Em 1979 trabalhou em teatro com Catherine Jackson e Margaret Skarland, no Tythe Barn de Llantwit Major, no Reino Unido. Diplomado em 1980, regressou ao Brasil.

A partir de 1981, trabalhou no teatro com nomes como Maria Clara Machado, Carlos Wilson, Marília Pêra e Domingos de Oliveira, entre outros.

Ainda como ator, de 1982 a 1984, fez participações em programas nos TV Globo Caso Verdade, Quarta Nobre e na telenovela Livre para Voar, de Walter Negrão, com direção de Wolf Maya.

Estreou como autor com a peça A Fonte da Eterna Juventude, em 1985, com direção de Domingos de Oliveira, estrelando Paulo José, Cássia Kiss, Cláudio Marzo e grande elenco, no Teatro Gláucio Gill, em Copacabana.

Em 1986, foi indicado como autor-revelação por O Rei Mago, publicado com o título Auto do Rei, nos Cadernos de Teatro do Tablado nº 106.

Em 1987, formou-se bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em 1988 dirigiu Débora Duarte e Stepan Nercessian no espetáculo Vida de Artista, de Paulo César Coutinho, em parceria com o próprio.

Em 1990, escreveu seu primeiro trabalho como roteirista de televisão, a minissérie O Guru, exibida em cinco capítulos no Programa Teletema, às 17hs, na TV Globo. Ainda neste ano, cursou a Oficina de Autores Roteiristas da TV Globo. Em 1991, foi um dos escritores da telenovela Vamp, da TV Globo, com direção de Jorge Fernando, redigindo dois capítulos por semana, em colaboração com Antonio Calmon.

Em 1992, concluiu mestrado em Sociologia na UFRJ, com a dissertação de tese A Descoberta Portuguesa da África, publicada com o título Crônicas da África – de Cadamosto a Camões. Ainda em 1992, escreveu adaptação de Brida, de Paulo Coelho, para o teatro, com encenação de Luiz Carlos Maciel, estrelado por Carlos Vereza e Ítala Nandi, entre outros. Em 1993, colaborou na telenovela Olho no Olho, da TV Globo, com direção de Ricardo Waddington, também em colaboração com Antonio Calmon. Ainda em 1993, dirigiu Ítala Nandi em Tiradentes, de Flavia Maggioli.

Em 1994, entrou para a equipe de roteiristas do Você Decide]. Escreveu cinqüenta roteiros exibidos no programa durante os anos seguintes. No mesmo ano, publicou Francisco (Ed.Record/Nova Era).

Em 1995, ganhou Bolsa da RioArte para desenvolvimento de projeto de artes cênicas, Caramuru, que posteriormente se transformou em roteiro e livro (no prelo). No mesmo ano, ganhou patrocínio da Coca-Cola para encenação de Quatro Formas de Amar, com direção de Rogério Fabiano.

Em 1996, tornou-se coordenador de roteiros do Você Decide, da TV Globo, função que ocupou até 1998. Ainda em 1996, sua peça Francisco, adaptada do livro de mesmo nome, foi encenada no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, com Du Moscovis, Bianca Byington e grande elenco, com direção de Márcio Aurélio.

Foi premiado com Melhor Roteiro de Longa-Metragem pelo MinC, em 1997, por Aventuras de Caramuru. Ainda em 1998, escreveu Amor de Poeta, sobre a vida do poeta Castro Alves, espetáculo laureado, com patrocínio cultural de Coca-Cola.

Em 1999, ajudou a implantar o programa Linha Direta, roteirizando nove dos primeiros onze programas exibidos. Em 2000, foi um dos escritores da telenovela Uga Uga, com direção de Wolf Maya, em colaboração com Carlos Lombardi.

Em 2001, foi um dos autores da sinopse de Malhação – Múltipla Escolha, em parceria com Andréa Maltarolli e outros. Neste mesmo ano, também escreveu o roteiro de História de Carnaval para o programa Brava Gente.

Em 2002 foi um dos escritores da minissérie O Quinto dos Infernos, em colaboração com Carlos Lombardi. Ainda em 2002, sua peça Quatro Amores percorreu turnê pelo interior do estado do Rio, com Roger Gobeth, Renata Dominguez, Tiago Armani e Ludmila Dayer.

Em 2003, colaborou mais uma vez com Carlos Lombardi na telenovela Kubanacan. Esta foi sua última telenovela como colaborador. Nos anos seguintes, desenvolveu trabalho como autor titular na TV Record.

Foi durante anos membro do júri do Prêmio Shell de Teatro. Também participou do júri de teatro do Caderno B do Jornal do Brasil. Foi, durante anos, professor de televisão no curso de formação de atores da Faculdade da Cidade.

Com patrocínio da CNPQ e ANBIO, escreveu a peça DNA – Nossa Comédia, que fez turnê pelo Brasil em 2004, com direção de Bibi Ferreira, estrelando Werner Schunemann, Ittala Nandi, Othon Bastos, Cláudia Alencar, Rita Guedes e grande elenco. No mesmo ano escreveu sua primeira telenovela como autor titular, a nova versão de A Escrava Isaura, na TV Record, dirigida por Herval Rossano. A telenovela se tornou mais uma vez um grande sucesso internacional e foi vendida e exibida em dezenas de países.

No mesmo ano, foi contratado como consultor da Record para assuntos de teledramaturgia, ajudando desde então a emissora a criar seu bem sucedido núcleo de produção de telenovelas, opinando e ajudando a escolher as obras que vão ao ar. Em 2005 escreveu Prova de Amor, sua segunda telenovela na Record, dirigida por Alexandre Avancini.

Idealizou e conduziu o concurso de Novos Autores da Record, que incentivou e deu prêmios e menções honrosas a setenta roteiristas.

Em 2006 foi supervisor de Bicho do Mato, telenovela de Cristianne Fridman e Bosco Brasil, inspirada na obra homônima de Chico de Assis.

Em 2007, escreveu Caminhos do Coração, telenovela das 22h da Record e, em 2008 escreveu Os Mutantes - Caminhos do Coração. Em 2009, escreveu a terceira temporada da novela, Promessas de Amor.

Em 2009 foi contratado por 4 anos pelo SBT com a missão de construir um núcleo de teledramaturgia como ajudou a criar na Rede Record.

[editar] Telenovelas, minisséries e seriados
[editar] Como Autor
Telenovelas
Ano Trabalho Emissora Escalação Parceiros Titulares
2009 Promessas de Amor Rede Record autor principal
2008 Os Mutantes - Caminhos do Coração Rede Record autor principal
2007 Caminhos do Coração Rede Record autor principal
2006 Bicho do Mato Rede Record supervisão de texto Cristianne Fridman
Bosco Brasil
2005 Prova de Amor Rede Record autor principal
2004 A Escrava Isaura Rede Record autor principal
adaptação Anamaria Nunes
2003 Kubanacan Rede Globo colaborador Carlos Lombardi
2000 Uga Uga Rede Globo colaborador Carlos Lombardi
1993 Olho no Olho Rede Globo colaborador Antônio Calmon
1991 Vamp Rede Globo colaborador Antônio Calmon

Minisséries e Seriados
Ano Trabalho Emissora Escalação Parceiros Titulares
2002 O Quinto dos Infernos Rede Globo colaborador Carlos Lombardi
2000 Brava Gente Rede Globo roteiro
1999 Linha Direta Rede Globo escreveu alguns episódios
1992 Você Decide Rede Globo roteiro

[editar] Como Ator
Telenovelas
2008 - Chamas da Vida como Mendigo
1984 - Livre para Voar como Quim
[editar] Prêmios
Recebeu em 2005 o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte de melhor artista revelação por seu trabalho em Escrava Isaura e Prova de Amor. [1]

Nenhum comentário: