segunda-feira, 16 de novembro de 2009
O Clone
O Clone foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo entre 1 de outubro de 2001 e 15 de junho de 2002. Foi escrita por Glória Perez com direção de Teresa Lampreia e Marcelo Travesso, direção geral de Jayme Monjardim, Mário Márcio Bandarra e Marcos Schechtman e núcleo por Jayme Monjardim[2]. Teve 221 capítulos na versão brasileira e 250 na versão internacional.
Apresentando Giovanna Antonelli e Murilo Benício como protagonistas. Juca de Oliveira, Adriana Lessa, Stênio Garcia, Eliane Giardini, Vera Fischer e Reginaldo Faria como co-protagonistas. Dalton Vigh, Daniela Escobar e Cristiana Oliveira como antagonistas.
Índice [esconder]
1 História
1.1 Sinopse
1.1.1 Primeira fase
1.1.2 Segunda fase
1.2 Temas recorrentes
2 Produção
3 Exibição
3.1 Abertura
3.2 Audiência
3.3 Exibição em outros países
3.4 Recepção
3.4.1 Prêmios
4 Elenco
5 Elementos da novela
5.1 Perfis das personagens
6 Músicas
7 Referências
8 Ligações externas
[editar] História
[editar] Sinopse
Aviso: Este artigo ou seção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
[editar] Primeira fase
A história se passa no ano de 1980. O empresário Leônidas Ferraz, um homem viúvo, têm uma vida resumida a seus negócios, não tendo muito tempo para a sua vida pessoal. Ele é pai de gêmeos totalmente idênticos na aparência: Diogo, um rapaz alegre e boa-praça, é o preferido dele para sucedê-lo em seus negócios, e Lucas, um rapaz romântico e galanteador, que aproveita a vida sem compromissos profissionais. A única semelhança que Lucas e Diogo têm em comum é a aparência física, pois os dois têm características completamente diferentes.
A bela e romântica muçulmana Jade, vive no Brasil com a sua mãe Sálua. Mas, após a morte da mãe, Jade, com apenas 18 anos, volta para o Marrocos para viver com o seu tio, o patriarca Ali, que também cuida de sua outra sobrinha, Latiffa. Ali quer escolher bons maridos para as suas sobrinhas. Ele deixa Jade e Latiffa sob os cuidados da empregada Zoraide, que ama as meninas como se fossem suas próprias filhas.
Diogo e Lucas vão passar uns dias no Marrocos e conhecem novos amores: Diogo se encanta pela bela Yvete, e passam juntos uma noite de amor, e Lucas se apaixona perdidamente por Jade, e é correspondido, mas são impedidos de se amarem por causa dos costumes muçulmanos, defendidos com rigor por Ali, que quer que Jade se case com Said, amigo da família, mas ela se recusa, pois não aceita os costumes e nem vestir-se como as muçulmanas e fica disposta a fugir de seu país para se casar com Lucas e amar o homem que ela escolheu. Ele diz que retornará ao Marrocos para buscá-la. Tempos depois, já de volta ao Brasil, Yvete e Leônidas se apaixonam, vivendo uma relação carinhosa, extrovertida e amorosa. Só que Diogo desaprova esse namoro, ainda mais ao descobrir que foi com Yvete que ele passou uma noite no Marrocos. Ela se assusta e diz não saber que Diogo era filho de Leônidas, que estranha.
Um tempo depois, Diogo acaba sofrendo um acidente fatal de helicóptero, para o desespero de sua família, e sua morte provoca muitas reviravoltas em sua família: Leônidas se distancia de Yvete, para se concentrar no estado de seu filho, e Lucas, ao ver todo esse tormento, desiste de fugir com Jade, que sem alternativa e com medo de ser expulsa da família, aceita a escolha de seu tio Ali e se casa com Said.
O padrinho de Diogo, o cientista Albieri, abalado com a sua morte, decide clonar Lucas para trazer Diogo de "volta" e realizar o maior sonho de sua vida: ser o primeiro a realizar a clonagem de um ser humano. Ele insere as células de Lucas sem ele saber, para a formação do embrião, em Deusa, uma mulher que sempre quister filhos e não conseguia , acredita estar fazendo uma inseminação artificial comum. Depois, Deusa têm o filho, sem saber que é um clone de outro rapaz.
[editar] Segunda fase
Passam-se 20 anos. Jade está casada com Said, e tenta ser feliz ao lado dele, mas até hoje mantém um ardente romance secreto com Lucas. Said e Jade, têm uma filha, Khadija , Said, mesmo casado com Jade, faz casa-se com a jovem Ranya. Pelos costumes muçulmanos, após pedir o terceiro divórcio, o marido só pode voltar atrás em sua decisão caso arranje um marido para sua mulher, e foi o que Said fez: ele pede ao amigo Zein que se case uns dois dias com Jade, para que ela possa voltar para ele depois. Só que Zein se apaixona por Jade, sendo mais um disputando o amor dela. Já Lucas, casou-se com a bela Maysa, e os dois também tiveram uma filha: Mel. Os dois se reencontram no Rio de Janeiro, voltando a fazerem planos para ficarem juntos, já que estavam brigados. Até hoje Lucas não esqueceu Jade e eles tem um caso secreto a 20 anos.
Mel sofre de dependência química, junto com seus amigos : Nando, Regininha e Lobato, sendo o último também alcóolatra. Ele perdeu o emprego e os familiares por causa da dependência e vive um desespero. Mel chega a ser presa por porte de drogas, e ainda participa de um assalto a ônibus para conseguir dinheiro para comprar cocaína, e facilita um assalto em sua própria casa, deixando Maysa sob a mira de um revólver. A dependência dela contribui para estragar mais um plano de Lucas de fugir com Jade. Mel conhece Xande e os dois apaixonam-se , e ela acaba ganhando o apoio do namorado. Ela chega a se casar com ele, e vai morar numa favela, saindo de sua chique e cara mansão. Mel não consegue se livrar das drogas, sofrendo um aborto espontâneo em sua primeira gravidez. Já na sua segunda, ela coloca a sua própria vida e a do filho em risco durante o parto. Maysa se fortalece com o apoio de Clarice, mãe de Nando, a procurar ajuda para seus filhos.
O clone de Lucas, Léo, vive com a mãe Deusa e com sua avó, Dona Mocinha, e tem Albieri como padrinho. Quando Léo e seu padrinho viajam ao Marrocos, ele conhece Jade e se apaixona por ela, exatamente como aconteceu com Lucas há 20 anos atrás. Ele, então, disputa com seu irmão o amor de Jade. Quando o clone descobre toda a verdade, ele começa a refletir sobre sua vida e, quando Leônidas Ferraz descobre também, ele briga na justiça com Deusa pela guarda de Léo.
Latiffa se casou com o irmão de Said, o religioso Mohamed, com quem teve dois filhos: Samira e Amin. Quando a família vai morar no Brasil, na casa de Nazira, irmã de Mohamed e Said, eles têm um choque de culturas. Nazira tem um amor imaginário, Miro, com quem tem uma relação de amor e afeto.
Dona Jura, é uma mulher divertida e engraçada. Ela é dona de um bar no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, bastante famoso no local devido aos pastéis que Dona Jura faz. Segundo os moradores, são bastante saboros. Lá é o ponto de encontro dos moradores do bairro, como os amigos Ligeirinho e Raposão.
Fim
Lucas consegue finalmente fugir com Jade e os dois ficam felizes e juntos. Já o clone Léo desaparece com o seu padrinho Albiéri nas dunas do deserto do Saara. Sua filha Mel e seus amigos conseguem se livrar da dependência química, exceto Regininha, que some no mundo. Eles abrem uma clínica para dependentes químicos com o nome de Regininha, em homenagem à amiga. Leônidas se casa com Yvete e os dois têm gêmeos, recomeçando toda a história. Zoraide se casa com Ali. Nazira pensa em Miro, que lhe aparece como em seus sonhos: vestido de árabe e montado em um cavalo negro, ele a leva embora para o Marrocos, onde os dois são saudados pelo povo como reis. Said se casa com Ranya faz amor com outra nova mulher, recomeçando assim toda a história.
Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo (spoilers).
[editar] Temas recorrentes
Este artigo ou secção não cita nenhuma fonte ou referência
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto ou em notas de rodapé. Encontre fontes: Google – news, books, scholar, Scirus
Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.
Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.
Clonagem - Léo por Albieri.
Sentimentos e ações negativas
Alcoolismo - Lobato.
Drogas - Mel, Nando, Regininha e Lobato.
Cultura
Árabe
Islâmica
[editar] Produção
Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado integrando-se itens relevantes e removendo-se os inapropriados.
Antes de ser exibida a novela tinha o título provisório de Segunda Chance. A trama foi filmada em diversos cenários, entre eles os Lençóis Maranhenses.
A personagem Maysa, vivida por Daniela Escobar, recebeu esse nome em homenagem à mãe do diretor Jayme Monjardim, a cantora Maysa. Daniela já foi casada com o diretor, com quem teve um filho: André Matarazzo Escobar.
[editar] Exibição
A trama é ambientada em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, no Marrocos e na Arábia, e ficou no ar entre 1º de Outubro de 2001, substituindo Porto dos Milagres, de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, e 15 de junho de 2002, sendo substituída por Esperança, de Benedito Ruy Barbosa, com 221 capítulos, às 20:50. Em seus últimos meses de exibição, a novela passou a ser exibida às 21:00.
[editar] Abertura
Na abertura de O Clone é mostrada uma pessoa e seu clone fazendo manobras com o corpo, provocando efeitos visuais para o público, com a marca de DNA em seus corpos.Tudo isso embalado na música Sob o Sol, de Sagrado Coração da Terra.Na verdade, a abertura foi feita com apenas uma pessoa, fazendo a outra idêntica com vários espelhos, parecendo real.
[editar] Audiência
Estréia: O Clone teve uma estréia com 47 pontos de média.[3]
Último capítulo: Seu último conseguiu 62 pontos de média.[4]
Média Geral: Obteve uma média geral de 47 pontos.[5]
[editar] Exibição em outros países
Argentina
Arménia
Azerbaijão
Bolívia
Canadá
Chile
Colômbia
Equador
Israel
Geórgia
Moldávia
México
Macedónia
Moçambique
Nicarágua
Panamá
Peru
Portugal
El Salvador
Sérvia
Romênia
Rússia
Uruguai
Estados Unidos (para a população hispânica)
Venezuela
Foi reprisada na TV Globo Portugal desde o dia 7 de abril de 2008.[6]
[editar] Recepção
O Clone rendeu a Glória Perez inúmeros prêmios no Brasil e no exterior. Os mais importantes recebidos no exterior vieram dos Estados Unidos: Prêmio INTE(o mais importante da televisão latina) de melhor autor, e prêmios concedidos pelo DEA e pelo do FBI, em razão da campanha pelos dependentes químicos.
[editar] Prêmios
Prêmio INTE
Melhor Atriz - Giovanna Antonelli
Melhor Autor - Glória Perez
Melhor Telenovela
Prêmio APCA[2][7]
Melhor Atriz - Eliane Giardini
Melhor Atriz Revelação - Sthefany Brito
Prêmio Contigo! [8]
Melhor Telenovela
Melhor Autor - Glória Perez
Melhor Atriz Coadjuvante - Letícia Sabatella
Melhor Ator Coadjuvante - Antônio Calloni
Melhor Par Romântico - Murilo Benício e Giovana Antonelli
Melhor Diretor - Jayme Monjardim
Melhor Atriz Infantil - Carla Diaz
Melhor Cenário
Melhor Figurino
Melhor Maquiagem
Troféu Imprensa[9]
Melhor Telenovela
Prêmio Internet
Melhor Atriz - Giovanna Antonelli
Melhor Telenovela
Meus Prêmios Nick
Atriz Favorita - Giovanna Antonelli
Prêmio Qualidade Brasil RJ
Melhor Telenovela
Melhor Autora de Telenovela - Glória Perez
Melhor Ator de Telenovela - Murilo Benício
Melhor Atriz de Telenovela - Giovana Antonelli
Melhor Ator Coadjuvante de Telenovela - Stênio Garcia
Melhor Atriz Coadjuvante de Telenovela - Jandira Martini
Melhor Atriz Revelação de Telenovela - Carla Diaz
Prêmio Austregésilo de Athayde
Melhor Telenovela
Melhor Ator - Murilo Benício
Melhor Ator Revelação - Thiago Fragoso
Melhor Atriz Revelação - Débora Falabella
Melhores do Ano - Domingão do Faustão (2001)
Música-tema - "A miragem" (Marcus Viana)
Melhores do Ano - Domingão do Faustão (2002)
Atriz - Giovana Antonelli
Atriz Coadjuvante - Letícia Sabatella
Atriz Revelação - Débora Falabella
Atriz-mirim - Carla Diaz
Troféu Radar
Atriz Revelação - Adriana Lessa
Festival de Cinema e Televisão de Natal
Atriz Revelação - Viviane Victorette
[editar] Elenco
Adriana Lessa como Deusa.
Marcello Novaes como Xande.
Marcos Frota como Escobar.
Totia Meireles como Laurinda
Sérgio Marone como Cecéu
Thiago Fragoso como Nando.
Thalma de Freitas como Carol
Nívea Maria como Edna
Francisco Cuoco como Padre Matiolli
Juliana Paes como KarlaAntes de interpretar a personagem Monique na trama, Cynthia Falabella substituiu a irmã Débora Falabella em alguns capítulos no papel de Mel, quando Débora teve de se ausentar da trama. As cenas foram ao ar no capítulo 181. A semelhança entre as duas irmãs foi tão grande que as cenas de Mel destruindo seu quarto ficaram tão reais que o público não soube distinguir Cynthia de Débora.
Viviane Victorette foi vencedora de um concurso promovido pelo Caldeirão do Huck e com isso ganhou a personagem Regininha, uma dependente química amiga de Mel.
Essa aparição como dr. Molina foi o último trabalho de Mário Lago na TV, uma vez que ele faleceria ainda durante a exibição de O Clone, em 30 de maio de 2002, uma quinta-feira, quando ia ao ar o capítulo 208.
O cantor Alessandro Safina, intérprete da canção Luna, tema de Yvete (Vera Fischer) e Leônidas (Reginaldo Faria), gravou uma participação na trama na cena em que se apresentava no brechó de Yvete. As cenas foram ao ar no capítulo 50, ainda na primeira fase da trama. Curiosamente.
em ordem da abertura da novela
Ator Personagem
Murilo Benício Lucas Ferraz/Diogo Ferraz/Leandro Edvaldo (Léo)
Giovanna Antonelli Jade
Vera Fischer Yvete
Reginaldo Faria Leônidas Ferraz
Daniela Escobar Maysa Ferraz
Adriana Lessa Deusa
Neuza Borges Dalva
Jandira Martini Zoraide
Marcello Novaes Xande (Alexandre)
Marcos Frota Escobar
Beth Goulart Lidiane Valverde
Cissa Guimarães Clarice
Victor Fasano Otávio Valverde (Tavinho)
Débora Falabella Milena Ferraz (Mel)
Luciano Szafir Zein
Guilherme Karan Raposão
Eri Johnson Ligeirinho
Myrian Rios Anita
Totia Meireles Laurinda
Murilo Grossi Júlio
Nívea Stelmann Ranya
Raul Gazolla Miro
Thaís Fersoza Telma Valverde (Telminha)
Françoise Forton Simone
Sérgio Marone Cecéu
Juliana Paes Karla
Thiago Fragoso Nando
Elizângela Noêmia
Sthefany Brito Samira
Thiago Oliveira Amin
Carla Diaz Khadija
Carolina Macieira Sumaya
Perry Salles Mustafá
Solange Couto Dona Jura
Thalma de Freitas Carol
Mara Manzan Odete
Silvio Guindane Basílio
Marcelo Brou Pitoco
Christiana Kalache Aninha
Jayme Periard Rogê
Antônio Pitanga Tião
Viviane Victorette Regininha
Michelle Franco Michelle
Milena Paula Milena
Ingra Liberato Amina
Eduardo Martini Cotia
Eduardo Canuto Gasolina
Luá Ubacker Duda
Aimée Ubacker Aimée
Apresentando
Maria João Bastos Amália
Dalton Vigh Said
Andressa Koetz Soninha
Atores convidados
Ator Personagem
Antônio Calloni Mohamed
Osmar Prado Lobato
Sebastião Vasconcellos Tio Abdul
Roberto Bonfim Edvaldo
Atrizes convidadas
Ator Personagem
Ruth de Souza Dona Mocinha
Letícia Sabatella Latiffa
Nívea Maria Edna
Cristiana Oliveira Alicinha
Eliane Giardini Nazira
Léa Garcia Lola
Participações especiais
Juca de Oliveira como "Albieri"
Stênio Garcia como "Ali"
Francisco Cuoco como " Padre Matiolli"
Elenco de apoio
Ver artigo principal: Anexo:Elenco de apoio de O Clone
[editar] Elementos da novela
[editar] Perfis das personagens
Ver artigo principal: Anexo:Lista de personagens de O Clone
[editar] Músicas
Ver artigo principal: Anexo:Trilha Sonora de O Clone
O tema de Jade e Lucas A Miragem, de Marcus Viana, ganhou uma versão internacional, All For Love, na voz de Michael Bolton, música que abria a trilha sonora internacional da novela. A trilha sonora da novela produziu cinco CDs.[2]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário