Cama de Gato, a próxima novela das seis da Globo, estreia na semana que vem. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, Thelma Guedes, autora da trama, afirma “sentir no ar o preconceito” contra novelas no meio literário.
Thelma é autora de livros de conto e poesia e assina como titular de uma novela da Globo pela primeira vez.
Segundo ela afirmou ao jornal, “esse preconceito na universidade não faz sentido, até porque para escrever uma novela é preciso grande referência literária e estofo cultural”.
A autora é formada em literatura e tem mestrado sobre a escritora e jornalista Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, defendido na USP (Universidade de São Paulo). Thelma procurou a Globo quando soube que a emissora buscava novos autores por meio de um aviso em um mural da universidade.
Cama de Gato está sendo supervisionada por João Emanuel Carneiro, criador de sucessos como A Favorita e Da Cor do Pecado. Thelma já disse em outras entrevistas que Carneiro as “instigou a pensar nas situações e nos personagens e nos questionava muito para desenvolvermos mais a trama”. Duca já disse que “ele lê, dá uns pitacos, mas não é uma coisa impositiva. Faz questão de preservar as nossas escolhas”.
Carneiro já admitiu que monitora toda a novela quando trabalha e que assiste a todos os capítulos já gravados.
- Agora, por exemplo, já sei que, quando a novela estrear, eu vou ter um compromisso fixo às seis da tarde. Já sei que vou criar uma rotina para estar em casa neste horário. E isso é bom!
Thelma trabalha na emissora desde 1997, quando foi selecionada. Já foi roteirista dos programas da Angélica, Didi, Sítio e colaborou com outros autores de novela. Cama de Gato é a sua primeira trama, escrita em parceria com a também estreante Duca Rachid, jornalista.
Em 1997, Thelma publicou o livro de contos Cidadela Ardente (Ateliê Editorial), e em 2003 o ensaio Pagu: Literatura e Revolução (Ateliê Editorial e Nankin Editorial). Em 2007, lançou o volume de poemas Atrás do Osso (Nankin), projeto selecionado pelo Programa de Apoio à Literatura da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Em 2009, vai lançar o livro de contos O Outro Escritor, pela Nankin Editorial, também com o apoio da Secretaria de Estado da Cultra de SP.
Participou de diversas coletâneas de contos, entre elas Novelas, Espelhos e um Pouco de Choro (Ateliê Editorial, 1999); DezAmores (Escrituras e Sesc SP, 2003); Histórias do Olhar (Escrituras, 2003); Álbum de Fotos (Sesc SP e Lazuli, 2005).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário