segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Aos 80 anos de idade, Fernanda Montenegro já pensa em “Passione”

Aos 80 anos de idade, comemorados na última sexta-feira, Fernanda Montenegro segue incansável. Além do sucesso da montagem teatral “Viver sem Tempos Mortos” –na qual encarna a filósofa francesa Simone de Beauvoir e que volta a São Paulo em 2010–, a atriz já começa a pensar em seu próximo trabalho na televisão. Fernanda será a protagonista de “Passione”, novela de Silvio de Abreu que sucederá “Viver a Vida” na faixa das oito da Globo.

Segundo o autor, a atriz será Bete Gouvea, uma mulher que, perto dos 80 anos, verá seu cotidiano mudar totalmente. “Ela terá de tomar novamente as rédeas de sua vida e assumir uma série de responsabilidades que já não faziam mais parte do seu mundo”, afirma Abreu. “Bete vai ser uma boa pessoa e não uma vilã como foi Bia Falcão”, adianta Fernanda, relembrando a personagem da novela “Belíssima” (2005-2006), também de Silvio de Abreu.

Autor e atriz já trabalharam juntos em outras seis novelas. Entre elas, “As Filhas da Mãe” (2001), “Cambalacho” (1986) e “Guerra dos Sexos” (1983). “Embora sejamos amigos há 40 anos, não fizemos um pacto de fidelidade para sempre estarmos juntos. Acontece que, quando ele vai escrever uma novela, eu estou livre para trabalhar”, conta a atriz. “É um privilégio trabalhar com ela, porque Fernanda encarna e valoriza qualquer personagem”, fala Abreu.

Dona de dezenas de prêmios por atuações em peças de teatro e no cinema –entre eles, o Urso de Prata de melhor atriz– e indicada ao Oscar por “Central do Brasil” (1998), Fernanda confessa que o desafio de protagonizar “Passione” aos 80 anos é ter fôlego para aguentar o ritmo das gravações da trama. “Em uma novela, tudo o que o ator tem de fazer é pedir a Deus para que ele e todo o elenco tenham saúde. Assim, a trama flui e cumprimos a missão de contar uma história em oito meses”, finaliza a veterana.

Nenhum comentário: