sábado, 17 de outubro de 2009

Autor de 'Viver a Vida' diz que não mudará papel de pequena "vilã"


A notificação enviada pelo Ministério Público ao autor de Viver a Vida, Manoel Carlos, não muda os rumos da novela, nem o perfil da personagem Rafaela, interpretada pela atriz mirim Klara Castanho, 8 anos. "É uma notificação, não pede nenhuma providência, nem eu tenho nada a mudar na personagem da menina. É apenas me lembrando que o trabalho do menor, em qualquer área, é regido por leis específicas da Constituição e me pede para que eu observe essas leis. Não há advertência, ameaças, nada. É uma notificação bastante cordial", explica Manoel Carlos.

A polêmica teve início porque as procuradoras Maria Vitória Sussekind Rocha e Danielle Cramer, do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro, basearam-se em matérias veiculadas pela imprensa, inclusive com entrevistas do próprio autor, que afirmavam que a garotinha seria vilã. Segundo elas, tanto a menina quanto as crianças que acompanham a novela não teriam discernimento em relação às situações que Klara protagoniza na história.

Procurada, a Central Globo de Comunicação também se pronunciou sobre o caso. "A TV Globo tem respeito pelo Ministério Público e suas manifestações. Os atores mirins que participam de obras da casa recebem tratamento condizente com sua idade. A criação das obras e seus personagens observa a liberdade de expressão garantida pela Constituição."

Nenhum comentário: